Eu vejo postagens no Facebook o tempo todo pedindo alguém que possa construir um “site barato” ou um “site que não vai quebrar o banco”. Ou “Preciso de um site simples, básico e de baixo custo, mas que seja envolvente e profissional”. Aqueles que desejam um site básico de baixo custo e acessível também planejam gerar receita com seu site – seja diretamente por meio de uma loja online ou promovendo um produto ou evento que gerará vendas offline.
Lembre-se do velho ditado, “você tem que gastar dinheiro para ganhar dinheiro?” Essa é uma boa ideia agora!
Embora você possa achar que os exemplos abaixo são um pouco extremos, dê-me o prazer de fornecer algumas analogias …
Você entraria em uma concessionária de automóveis e pediria um carro básico, novo e de baixo custo que também dirigisse bem, tivesse um ótimo consumo de combustível e tivesse uma aparência incrível? Isso provavelmente confundirá um vendedor de carros até que ele / ela obtenha mais informações de você.
Você poderia conversar com um construtor sobre a construção de sua nova casa e fazer do preço seu foco nº 1, afirmando que a casa precisa ser barata e básica, mas deve ter granito lindo, piso de madeira, eletrodomésticos Thermador, telhado mediterrâneo, etc. ?
Eu recebo e-mails o tempo todo em que a pessoa que deseja construir um site acredita que precisa de algo “simples” e “nada sofisticado”. Em seguida, o e-mail continua com: “Eu só preciso das páginas básicas – página inicial, sobre, serviços, depoimentos, talvez uma galeria de fotos e uma página de contato”.
Embora o site descrito acima possa parecer “site básico” ou “site simples” , ele não é realmente diferente de um site informativo padrão. E, um site informativo padrão (e QUALQUER site para esse assunto) deve – antes de mais nada – ser um site profissional; esteticamente agradável; responsivo móvel; fácil de navegar; tenha um código bom e limpo; e ter uma série de outros recursos muito importantes que um web designer e desenvolvedor profissional garantirá que estejam integrados ao site internet.
Que valor você atribuiria ao produto acabado mencionado acima? Quanto tempo você tem disponível para gastar pesquisando como construir o site, qual software usar, qual host usar, como configurar seus endereços de e-mail personalizados, como adicionar formulários de opt-in de e-mail e tudo mais necessário para obter os resultados que deseja e precisa? Ou você precisa se concentrar em SUA área de especialização e gastar dinheiro para que um profissional construa seu site?
Contratamos profissionais para cortar nossos cabelos, consertar nossos encanamentos e curar nossas doenças. Por que alguém não contrataria um profissional para construir o site internet que será a cara online do seu negócio para milhões de pessoas verem?
Isso me leva à grande questão: O que realmente significa site acessível, site barato? Como alguém responde, “quanto custa um site internet?” Adivinhe … a resposta sempre será: “depende”.
A definição do termo site acessível é “site barato; site de preço razoável.”
OK, é justo. Mas, todos têm uma ideia diferente do que significa site barato e com preços razoáveis para eles, porque todos estão em uma situação financeira completamente diferente e têm uma mentalidade completamente diferente quando se trata de dinheiro.
É como dizer: “Quero um carro muito bom”. Para uma pessoa que pode ser um Mercedes, para outra pode ser um Ford e para outra pode ser um que simplesmente funciona como deveria.
E se você precisasse instalar pisos de madeira em sua casa e simplesmente perguntasse a uma empresa: “Quanto custa ter pisos de madeira instalados em minha casa?” Não há como eles responderem a essa pergunta sem primeiro saber quantos quartos, a metragem quadrada e o tipo de madeira que você deseja.
Quando você publica perguntas vagas nas redes sociais, as pessoas simplesmente respondem com sugestões baseadas em sua própria experiência com uma empresa e em sua própria ideia do que significa acessível ou de baixo custo para elas. Então, como fazer a pergunta e obter as melhores informações que podem ajudá-lo a tomar suas decisões? Chegaremos a isso em breve, mas primeiro …
Vamos decompô-lo um pouco
Conheço alguém que pagou $ 300 por um site e conheço alguém que pagou $ 25.000. Uma empresa que vi no Shark Tank disse que pagou US $ 200.000 por um site. Cobramos entre US $ 600 por um site (quando começamos neste negócio) e US $ 10.000.
Apenas por diversão (e pesquisa, é claro), eu pesquisei “site barato” no Google . Aqui está a faixa de preços que encontrei nas empresas nos resultados da pesquisa (este foi o preço mais baixo que cada uma dessas empresas ofereceu, todos com limitações em termos de páginas e recursos): $ 600, $ 900, $ 1.599, $ 3.000, $ 3.570, mais algumas que ofereciam uma taxa mensal, uma das quais a partir de US $ 99 / mês.
Você pode ver a tendência aqui? Não há taxa “padrão” para um site. E o conceito de “site barato” significa algo diferente para todos e para cada empresa que o oferece. Muitos fatores precisam ser considerados para determinar quanto custará para projetar e desenvolver um site. Aqui estão alguns:
- A empresa que você está considerando é uma pequena empresa ou uma agência maior com funcionários e despesas gerais?
- Quanta experiência a pessoa ou empresa possui? A pessoa ou empresa está apenas projetando e desenvolvendo seu site ou há outros serviços envolvidos, como um extenso trabalho de SEO?
- Você já comprou seu domínio e hospedagem? Os endereços de e-mail já foram configurados? Geralmente, eles são gerenciados pela pessoa que está construindo seu site ou pelo menos orientam você durante o processo.
- É um site totalmente novo que nunca existiu ou já existe um site e este é novo? Se for um novo, será criado no mesmo domínio com uma página em breve exibida durante o desenvolvimento ou precisará ser construído em um domínio diferente e, em seguida, migrado para o domínio principal (o que leva mais tempo e trabalho)?
- Quantas páginas terá? Cada página terá o mesmo cabeçalho e rodapé?
- Haverá um blog, categorias, tags, etc.?
- Já existe um logotipo desenhado?
- Haverá comércio eletrônico para produtos que você venderá? Um recurso de assinatura – pago ou gratuito? Vários formulários, possivelmente avançados, que precisam ser criados? Venda de ingressos? Um portfólio do seu trabalho?
- Haverá formulários de opt-in no site para as pessoas se inscreverem em uma lista de e-mail? Os assinantes receberão um download gratuito (pdf, vídeo, etc.)? Os opt-ins aparecerão em vários lugares e serão os mesmos ou cada um será diferente e oferecerá um brinde diferente para download? O freebie para download foi criado? Se não, quem o criará?
- O conteúdo está pronto ou precisa ser escrito?
- Você tem fotos profissionais ou precisa comprar fotos de banco de imagens ou fazer uma sessão de fotos?
- Você fará a manutenção do site quando estiver concluído ou contratará alguém para fazer isso?
Esta lista de perguntas pode realmente continuar indefinidamente, pois há MUITO envolvido na construção de um site, não importa quão grande ou pequeno, básico ou sofisticado. Para obter mais exemplos de coisas a considerar ao construir um site (ou contratar alguém para construí-lo), leia nosso post intitulado Preparando-se para o design ou redesenho do seu site .
Não há taxa padrão para um site.
Sempre que vejo uma dessas postagens, quero comentar: “Qual é a sua definição de site barato?”
Antes de entrar em outras maneiras mais eficazes de procurar um web designer e / ou desenvolvedor, gostaria de salientar que a mera definição de site barato é exatamente o oposto do que você deve procurar quando se trata de seu site.
Vejamos, por exemplo, o processo de compra de uma casa. Quando você está pensando em comprar uma casa, está procurando uma casa barata e com preços razoáveis? Claro que você está – nós sempre queremos algo que seja barato e com preços razoáveis, mas, novamente, isso significa algo diferente para todos. Uma pessoa pode pensar que $ 300.000 é barato, mas outra pode pensar que $ 1 milhão é barato. É tudo relativo a muitos fatores que devem ser considerados.
Você realmente não está procurando uma casa que seja bem construída; em um bairro que atende para você em termos de localização, escolas, etc .; não inundou; tem salas de tamanho adequado para suas necessidades; e uma série de outras especificações? Além disso, é claro, aquele que se encaixa no seu orçamento (que só VOCÊ conhece e teria de compartilhar para obter as informações que procura).
Sendo que cada bairro e casa têm características, localização e custos diferentes associados a eles, como uma pergunta tão genérica e vaga pode ser feita sem fornecer mais informações?
Quando você pede a alguém uma recomendação para um web designer e / ou desenvolvedor, que tal declarar desta forma:
- “Estou procurando alguém para construir meu site, que tenha páginas básicas (ou seja, home, sobre, serviços, blog, conteúdo). Tenho um orçamento de $ x para gastar ”.
- “Estou procurando alguém para construir meu site, que tenha páginas básicas (ou seja, home, sobre, serviços, blog, conteúdo). Não tenho ideia de quanto isso pode custar, mas sei que não posso gastar mais do que $ x. ”
- “Estou procurando alguém para construir meu site e tenho uma loja online e uma área de associação.” (ou qualquer recurso especial que exista atualmente no site ou que você ache que precisa ser adicionado com base no que quer que você esteja oferecendo). Em seguida, indique qual é o seu orçamento, o máximo que você gostaria de gastar ou que não tem ideia de quanto isso pode custar e gostaria de receber recomendações.
A questão aqui é que vemos as postagens genéricas e abertas o tempo todo e, muitas vezes, aproveitamos a oportunidade de nos conectar com a pessoa e fornecer a ela informações sobre nossas ofertas e preços apenas para descobrir o que ela deseja gastar $ 500. É especialmente incompreensível quando eles precisam de uma infinidade de recursos avançados, mas tenha em mente que isso deve custar apenas uma quantia X (e essa quantia geralmente é bem baixa). Isso pode ser porque eles realmente não sabem o que está envolvido na construção de um site profissional ou porque colocam o preço acima de tudo e não estão focados em objetivos, soluções, experiência do usuário, crescimento, todos os detalhes listados acima, etc.
Quase todas as vezes que encontramos alguém que escolheu o site barato em vez da qualidade e do profissionalismo, fica claro que seu site não foi construído para o longo prazo ou com resultados e soluções em mente.
A próxima vez que você postar que está procurando um provedor de serviços e / ou ver esse tipo de postagem, pergunte a si mesmo ou à pessoa que está postando para definir o que site barato realmente significa para ela. Desafie a si mesmo (ou a eles) a cavar mais fundo e se concentrar mais nos resultados desejados em comparação com o quão barato algo tão importante pode ser.
Assim como sua casa física (carro e computador …), você deseja que seu site internet dure e funcione por muito tempo. Você não quer ter que começar de novo todo ano quando / se ele quebrar ou não estiver trazendo novos clientes / clientes / pacientes.
Uma pessoa sábia que conhecemos sempre nos lembra que “barato nunca é bom, bom nunca é barato”. Claro, um taco muito barato pode ser extremamente delicioso. Mas não estamos falando de tacos. Estamos falando da cara do seu negócio (principalmente se você não tem um negócio físico e confia no seu site para informar e atrair clientes).
Diga-nos o que você acha do termo “site barato” e o que se passa em sua mente quando vê pessoas pedindo uma indicação?